Inteligência artificial nas empresas e o desenvolvimento de pessoas

Quem vive a rotina de treinamento e desenvolvimento sabe que a intuição é, cada vez menos, item de direcionamento das ações em aprendizagem.

A inteligência artificial nas empresas chega com uma imensidão de métricas, bancos de dados e análises, que vêm sendo processados em prol de modelos e estatísticas que colaboram na elevação da produtividade dos colaboradores.

Esse movimento é tão rápido que, hoje, antes mesmo de propor um novo curso aos funcionários, a área de T&D já tem uma projeção de resultados em termos de absorção do conhecimento e posterior prática, além de insumos que revelam a relação entre o aprimoramento profissional, a redução de custos e a lucratividade da empresa.

Interessante, não é mesmo? Neste artigo, você vai compreender o que de fato é a inteligência artificial, suas aplicações em treinamento e desenvolvimento, além das principais vantagens na capacitação de profissionais.

Afinal, o que é inteligência artificial?

Há pouco tempo, o termo remetia mais a questões de ficção científica. Mas a verdade é que, hoje, a IA está presente em inúmeras tecnologias e processos, em organizações de todos os portes e segmentos.

Em suma, inteligência artificial é um ramo da ciência da computação que tem como objetivo criar dispositivos e programações que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas.

Talvez, o ponto mais importante da IA seja a capacidade de otimizar processos complexos, que de dias ou semanas, é resolvido em segundos. Essa efetividade tem, como já dito anteriormente, influência na redução de custos, produtividade e consequente elevação de resultados das empresas.

E no desenvolvimento de pessoas, quais são as aplicações em T&D? É o que você vai conferir a seguir.

Inteligência artificial nas empresas e T&D

A aplicação da IA nos treinamentos é o que há de mais novo no mercado. A possibilidade de prever conteúdos, interagir com os alunos por meio de bots e até mesmo fazer avaliações de desempenho de forma automatizada anima quem trabalha em T&D.

Por isso, listamos aqui quatro das principais aplicações da inteligência artificial nos treinamentos:

Conteúdo personalizado

É fato que tratar os funcionários como seres únicos, com motivações próprias, é ponto-chave para a proposta de qualquer RH, hoje. Nesse sentido, a IA oferece as ferramentas certas para as pessoas que desenvolvem os conteúdos dos treinamentos.

Por meio das experiências individuais dos colaboradores, suas habilidades e preferências, os sistemas providos de IA darão ainda mais assertividade para a oferta de conteúdo cada vez mais aderente.

Melhorias no mobile learning

A promoção do conhecimento por meio de smartphones e tablets veio para ficar. A possibilidade de realizar cursos a qualquer hora e local dá flexibilidade e certo poder de controle ao colaborador, trilhando seu desenvolvimento de acordo com o seu ritmo de vida.

Com a união da IA, interatividade com os bots e a mobilidade, as práticas de e-learning chegam a um novo patamar, capaz de engajar ainda mais os colaboradores, com um conteúdo bem foca em suas necessidades, mais estimulante e, por que não, divertido.

Robôs como auxiliares

Dificilmente, você ainda não foi abordado por um bot, seja em rede social, e-commerce ou canal de atendimento ao consumidor. Essa interação máquina-pessoas também é uma tendência nos treinamentos.

Instrutores virtuais identificam as preferências de estudo de cada aluno, levantando onde possui mais ou menos dificuldade de conclusão, por exemplo. Outra aplicação é na própria solução de dúvidas pontuais ao decorrer de um curso, agilizando o acompanhamento das aulas.

Apoio ao blended learning

Não é somente no meio digital que a IA pode colaborar. Nos treinamentos que unem presencial e virtual a tecnologia também auxilia. Por exemplo, ao identificar que determinado conteúdo não teve tanta aderência na plataforma digital, a inteligência artificial pode transmitir insumos para que o mesmo conteúdo seja aplicado em modo presencial.

Realidade virtual e aumentada

A IA pode conversar com ambas as tecnologias, cada vez mais aplicadas em treinamentos corporativos. Conteúdos baseados em dados e informações analíticas serão processados em uma linguagem natural, tornando a assimilação e compreensão mais fáceis.

Conclusão

Como pôde perceber, a inteligência artificial nas empresas também impacta a área de treinamento e desenvolvimento. O que antes era visto como um conceito abstrato e distante é, hoje, parte fundamental para as tomadas de decisão e investimentos em T&D.




Entre em contato!
Colunas das paginas

Veja também:

Plataforma Office

Plataforma Office

A PSQi é especialista em soluções Microsoft. Os nossos treinamentos são...

comunicação Visual

comunicação Visual

(Comunicar, promover e divulgar) Com modernos equipamentos, softwares sempre atualizados...

Locação de Equipamentos

Locação de Equipamentos

Fazemos locação de equipamentos de informática...

Ser Humano do Futuro

Ser humano do Futuro

Empresa com inovação e integração Humana & Tecnológica...